As palavras têm poder. Elas carregam o peso histórico do racismo estrutural que permeia a nossa cultura, ações e vocabulário. Partindo dessa realidade, desenvolvemos para a TIM o TECLADO CONSCIENTE TIM, um app que detecta palavras e expressões racistas, apresenta o contexto histórico delas e sugere opções durante a digitação. O app está disponível gratuitamente para consumidores de todas as operadoras e foi o 7º app mais baixado no seu lançamento - no Dia da Consciência Negra.
Com o assessoria de linguagem da Vírgula, liderada por profissionais negros, um profundo trabalho linguístico, histórico e sociológico foi feita para levantar contextos e vocabulário para o projeto.
E fizeram parte da estratégia de divulgação nomes como o humorista Yuri Marçal; a pesquisadora Winnie Bueno; Murilo Araujo, do canal Muro Pequeno; Gleici Damasceno, campeã do BBB18; o fotógrafo Roger Cipó; e a cantora Lellê, dentre outros. IZA, embaixadora da marca, também participou da discussão, assim com a influenciadora Camilla de Lucas, do squad da TIM no TikTok.
A iniciativa disparou uma conversa importante sobre o papel do nosso vocabulário, sobre empatia e letramento.
Porque, realmente, as palavras têm poder e existe sempre alguém na outra ponta delas.