Em 2021, no Dia das Mulheres, pesquisamos com a TIM Brasil e percebemos que 93% das mulheres assediadas não se sentem encorajadas a levar para a frente qualquer denúncia por medo, constrangimento ou sensação de impunidade. O silenciamento que a mulher sofre na sociedade é algo que precisa mudar e, entendemos que essa transformação só começa com movimentos.
Por isso, criamos o #HitSilenciado, com o objetivo de encorajar a mulher a colocar sua voz e denunciar quaisquer agressões que seu corpo ou seu psicológico venha a receber em uma sociedade patriarcal que silencia sua voz todos os dias. A campanha faz uso da criação de uma música inédita, com composição de Agnes Nunes, participação de Marina Sena e Cynthia Luz – e está dividida em dois momentos.
Primeiro, a música foi lançada normalmente, porém sem o vocal das artistas. O anúncio da música com a participação das cantoras mas, sem a voz delas, deixou quem estava ouvindo meio confuso, levando o público a se perguntar o que houve com a música, que não tinha voz. A ausência da voz das artistas tinha como objetivo ilustrar o silenciamento das mulheres na sociedade. O público foi convidado a ajudar a escrever a letra da música usando a hashtag #SoltaAVoz e compartilhando a sua história.
Após o lançamento da música sem a voz e absorvendo o buzz que a ação causou, no segundo momento da campanha, a música foi lançada com voz, contando a história enviada pelas mulheres e mostrando como esse vazio ainda é a realidade de muitas mulheres que se sentem ou são silenciadas.
Embaixadoras da TIM, como IZA, Pequena Lo e Camila Loures, além de Gabriela Loran, Nah Cardoso, Thamires Hauch e Cris Guerra amplificaram a mensagem. Com a mobilização nas redes, alguns dos depoimentos recebidos foram os responsáveis por dar vida, letra e voz à canção que foi interpretada, posteriormente, por Agnes, Cynthia e Marina. Junto com a campanha, a TIM anunciou uma parceria com o Instituto Avon, onde se propôs a conectar e divulgar no aplicativo Mulheres Positivas a Ângela (assistente virtual criada pelo Instituto), para que as pessoas em situação de violência possam pedir ajuda de forma rápida e discreta via Whatsapp.
Seja você também parte dessa ação tão importante: compartilhe este vídeo com uma amiga e faça essa mensagem chegar ao maior número de pessoas possível! #ImagineQueÉPossível ser ouvida.